Projeto CLARA-MENTE - Diferenças entre Psicoterapia e Coaching
![](https://static.wixstatic.com/media/ba28c8_6218cfe619d844e5b4e8c38a9af23df2~mv2.jpg/v1/fill/w_900,h_600,al_c,q_85,enc_auto/ba28c8_6218cfe619d844e5b4e8c38a9af23df2~mv2.jpg)
Diferenciar Psicoterapia e Coaching não é tão fácil...
Embora ambos busquem promover o autoconhecimento, esses 2 métodos possuem algumas diferenças importantes. Nesse artigo, vamos explicar as diferenças entre psicoterapia e coaching, para ajudá-lo a compreender que tipo de auxílio você precisa no momento e como buscá-lo à partir de suas necessidades.
TERAPIAS
Antes de tudo, precisamos esclarecer a diferença entre terapia e psicoterapia. Terapias são diversas técnicas e processos utilizando ou não elementos naturais, com a finalidade de tratar desequilíbrios de saúde física-energética ou psicoemocional não clínico. Entre os processos terapêuticos estão procedimentos simples como caminhadas, massagens, dietas, florais, fitoterapia e outros mais complexos, que podem envolver inclusive internações. As Terapias Integrativas Complementares estão neste contexto
.
PSICOTERAPIA
A Psicoterapia é uma técnica exercida SOMENTE pelo profissional de psicologia ou psiquiatria com o objetivo de autoconhecimento, desenvolvimento do indivíduo e ao tratamento de transtornos psíquicos que estejam atrapalhando seu bem-estar e relação com o mundo..
A psicoterapia muitas vezes atua em questões que trouxeram um significado para o presente, que foram formadas em outros momentos da vida do individuo, mas que trouxeram escolhas que determinaram os resultados de hoje. Trabalha em níveis mais profundos avaliando e tratando comportamentos desadaptativos que geraram desequilíbrios ou incômodos durante um tempo ou pode também gerar outros tipos de respostas que o psicólogo está preparado para lidar, apoiar ou desbloquear quando necessário. Já o Coach não tem conhecimento suficiente nessa área, não tem ferramentas para lidar com isso e não tem legalidade. Inclusive, o profissional que decide trabalhar com esse tipo de abordagem, sem ter a formação, pode ser acionado pelo exercício ilegal da profissão de psicoterapeuta.
Embora muitas pessoas procurem a psicoterapia para o autoconhecimento, na maioria das vezes há um desequilíbrio emocional ou mental a ser trabalhado. Ela tende a ser mais profunda e engloba a vida do indivíduo como um todo, porém, em geral, seus objetivos são amplos e levam mais tempo a serem atingidos. Muitas vezes, é durante as sessões que o paciente vai descobrir o que, afinal, o incomoda, ao invés de já começar o processo sabendo em que áreas mirar.
As sessões podem ser presenciais ou virtuais, tendo duração mínima de 50 minutos a 1 hora geralmente. O número de encontros é indefinido, sendo quantos forem necessários até que o paciente apresente melhoras com relação aos aspectos comportamentais e sintomas trabalhados.
Embora a psicoterapia tenha alto impacto na vida prática do indivíduo, podendo auxiliar a melhora de seu desempenho nos relacionamentos e no trabalho, por exemplo, seu objetivo principal não é esse, e sim, promover a saúde mental de forma que o paciente consiga administrar satisfatoriamente os aspectos da sua vida como um todo.
Este Profissional de Saúde especializado, trata possíveis traumas psicológicos, que envolvem uma série de dores psíquicas e confusões, que podem inclusive vir a revelar transtornos de personalidade ou gerar transtornos psiquiátricos se não tratados adequadamente.
COACHING
O papel do Coach (profissional que trabalha com a técnica) é de auxiliar o seu cliente a se desenvolver e superar algumas dificuldades para lidar melhor com certas situações e desafios cotidianos. Sempre com a perspectiva de crescimento na própria vida ou na carreira. Também é uma opção para quem quer alcançar alguns resultados imediatdos, como emagrecimento, mudança de carreira ou função profissional e outros.
O coaching é uma metodologia que pode, eventualmente, identificar alguns aspectos psicológicos, uma vez que ao promover o aprimoramento pessoal e profissional, impacta em questões como autoconhecimento, autoestima, qualidade de vida e bem-estar. No entanto, esse não é o seu foco principal.
O coaching é focado em um ou alguns objetivos específicos e mensuráveis, ligados às metas que o cliente deseja atingir de forma mais rápida em áreas práticas da vida. Normalmente há um número definido de sessões em que são estabelecidas metas, ações com exercícios ou técnicas a serem cumpridas em um prazo estabelecido.
O processo acaba impactando aspectos emocionais, na medida em que precisa identificar armadilhas psicológicas que estejam bloqueando o desenvolvimento do cliente. Além disso, ele é direcionado a achar as próprias respostas e definir os seus passos, com o auxílio do Coach. Este processo demanda reflexão e um olhar para si, objetivando alcançar mudanças, mas sem o foco nas questões profundas emocionais ou psicológicas, por mais que elas possam aparecer em alguns momentos.
O Coaching pode ser exercido por qualquer pessoa que tenha o treinamento específico, e não apenas por profissionais de saúde psicoemocional como: psicólogos e psiquiatras. Caso o Coach perceba a existência de questões psicológicas e emocionais mais profundas, o cliente DEVERÁ ser encaminhado para uma psicoterapia. As sessões de coaching podem ter de 1 a 2 horas de duração, e sua quantidade é normalmente definida na primeira sessão. O processo de coaching não dura mais do que alguns meses. Assim, reforça-se a necessidade de traçar objetivos e metas claras.
A PSICOTERAPIA E O COACHING
A Psicoterapia vai dar uma mergulho na psique do indivíduo para ajudá-lo a lidar com questionamentos e mudanças profundas de comportamento e consciência, geralmente com resultados mais duradouros. Essa investigação, às vezes, pode ser dolorida, porém necessária ao processo de renascimento e resignificação, mas não existe um tempo predeterminado, porque o tempo é de cada pessoa para que estas mudanças ocorram.
Já o coaching tem uma estrutura definida. Trabalha com identificação de objetivos, com o mapeamento de características do indivíduo, pontos de desenvolvimento, planos de ação. Tudo bem específico de acordo com os objetivos definidos pelo próprio indivíduo. Além disso, o processo tem um tempo para acontecer, como por exemplo 3 meses em algumas abordagens.
Os 2 processos trazem benefícios à vida das pessoas e podem ser utilizados por Profissionais da Saúde.
O que definirá a escolha por uma ou por outra é o objetivo, temperamento e sintomas do cliente. No caso da procura de Autoconhecimento e Prevenção, se já possui metas e objetivos claros, o mais indicado talvez seja o coaching, porém se seus anseios são mais voltados para a resolução de um trauma, distúrbios emocionais ou resultados mais permanentes e duradouros, a psicoterapia é mais indicada.
Muitas vezes, a Psicoterapia e o Coaching podem ser complementares, mas nunca substitutos um do outro. O trabalho do coach não resolve transtornos, compulsões ou, mesmo, as verdadeiras razões por trás de práticas como o autoboicote, isso é trabalho para a psicoterapia. Mas podemos usá-lo para focar em ajudar o indivíduo a ampliar os seus recursos internos e possibilidades de lidar com os desafios práticos da vida.
É importante que você entenda a diferença entre Psicoterapia e Coaching para saber qual método buscar, mas conte também com a recomendação de bons profissionais.
SE GOSTOU E FOI ÚTIL, COMPARTILHE !!
Para contato e agendar consultas: (11) 2849.5329 - 95367.5360 whatsapp
Apoie nosso Projetos e saiba mais sobre o Instituto Conexão Integral - acesse:
Facebook: https://www.facebook.com/conexaointegral Instagram: https://www.instagram.com/conexao_integral
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/glaucia-mosconi-4a851ab3 Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC_IkeXe525ahZWeQDjpZIFg