Aromaterapia - Alternativa para Depressão e Ansiedade...
![](https://static.wixstatic.com/media/ba28c8_44c1b798cbab4f5e9f9a2d7037c7fc1b~mv2.jpg/v1/fill/w_275,h_183,al_c,q_80,enc_auto/ba28c8_44c1b798cbab4f5e9f9a2d7037c7fc1b~mv2.jpg)
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão é uma das doenças do século XXI e, por ser a era da informação, principalmente pelo uso intenso da internet, outro mal que paira é a ansiedade, um dos primeiros sintomas de que os sentimentos não vão bem.
Felizmente, tratamentos alternativos de saúde também marcam os dias de hoje, exercendo um importante papel para equilíbrio emocional. A aromaterapia é uma destas opções e, por não ter efeitos colaterais, tem sido usada com frequência como coadjuvante no tratamento de pessoas que sofrem de depressão e ansiedade.
Depressão
Apesar de muitos não considerarem uma doença, a depressão é um mal que altera o funcionamento do sistema nervoso central e causa distúrbios na neuroquímica do cérebro. O indivíduo depressivo sente uma angústia profunda e incontrolável e fica triste por diversos motivos, sem a habilidade de controlar o sentimento. Por isso, a depressão deve ser tratada como doença e precisa de atenção.
Ansiedade
A ansiedade, por sua vez, não é uma doença em si, mas um sentimento vivido por muitas pessoas e que pode atrapalhar a saúde mental, física e o dia-a-dia, desencadeando outros distúrbios. Com ela, podem vir outros sentimentos como de angústia, perturbação da mente e aflição.
Se por um lado a ansiedade, em “pequenas doses” pode ser boa, por outro, em muita intensidade, pode prejudicar o equilíbrio emocional e fazer com que você não a reaja bem a situações cotidianas normais.
Aromaterapia como tratamento complementar à depressão e ansiedade
A aromaterapia foi reconhecida em 1960 e justamente nessa segunda metade do século XX, que especialistas comprovaram a natureza presente nas substâncias que curam e que podiam ser usadas na busca do equilíbrio mental e físico. Esta alternativa desperta a sensibilidade olfativa da pessoa e atinge diretamente a região do cérebro que é responsável pela emoção e memória. Os cheiros, então, fazem com que você busque imagens visuais e sentimentos agradáveis que estão no subconsciente.
É sabido, por meio de pesquisas na área de tratamentos alternativos e com elementos naturais, que todo mundo reage a sons, cores e cheiros, mas o olfato é o sentido que mais age no cérebro humano, sendo a porta de entrada de vários sentimentos.
A aromaterapia utiliza-se de óleos e essências de elementos naturais, como plantas, flores, raízes e sementes, que possuem um efeito psicossomático e auxiliam no equilíbrio emocional. Conheça estes produtos na Loja Virtual da Dhonella. Como atuam
E como esses elementos funcionam no auxílio do tratamento de depressão e ansiedade?.
Quando o cérebro entra em contato com memórias afetivas despertadas pelos óleos e essências, provoca-se uma sensação de bem-estar no corpo e mente. Este estado de bem-estar pode ser atingido com banhos, massagens e inalações. O contato constante com sensações prazerosas faz com que você se sinta melhor ao passar dos dias acionando, assim, vibrações de tranquilidade e boas energias que vão controlar a sensação de ansiedade e tristeza.
Resultados
Uma pesquisa registrada na Universidade de São Paulo (USP) avaliou a eficácia da aromaterapia em relação à depressão e ansiedade. Segundo o estudo, foram avaliadas 36 pessoas, divididas em dois grupos: metade utilizou aromaterapia e a outra metade não. Os resultados são claros: a redução do nível de ansiedade do grupo que fez o tratamento foi de 43% e do grupo que não fez foi de apenas 11%.
Incorporar os óleos essenciais na rotina diária na forma de produtos de aromaterapia será prazeroso e um meio de restaurar e manter a vitalidade e a saúde, controlando e amenizando os sentimentos reprimidos de raiva, ciúme, medo ou ressentimento, os quais podem eventualmente expressar-se como depressão e ansiedade.
Essências e Aromas auxiliares
Para reduzir a ansiedade, óleos essenciais de lavanda, camomila, ylang-ylang, jasmim, palmarosa, tangerina e pau rosa são os mais utilizados.
Os sinais de depressão são amenizados com as essências de alecrim, gerânio, tomilho, tangerina, olíbano, sálvia, esclareia e rosa. Estas essências podem também ser utilizadas no sabonete na hora do banho, como sabonetes ou sais de banho.
Outras formas são dispersos na água da banheira, esborrifados nos ambientes, em massagens ou até em um lencinho para levar aonde você for!
A aromaterapia já foi aprovada por diversos pesquisadores e pessoas que começaram o tratamento. Se você estiver com sintomas de ansiedade e depressão, experimente os aromas, pode ser o que está faltando para melhorar a sua qualidade de vida e saúde! Experimente como complementar ao seu tratamento médico!
SE GOSTOU COMPARTILHE !!
AGENDE UMA CONSULTA DE PSICOARMATERAPIA E VEREMOS OLÉOS PERSONALIZADOS PARA VOCE !!
INSTITUTO CONSCIÊNCIA INTEGRADA - (11) 2849.5329 - 9567.5360 TIM/WHATSAPP
Conheça também nossos Produtos e Aromas !
Dra. Glaucia Mosconi
Psicologa e Terapeuta Integrativa
Aromaterapeuta responsável