Transtornos de ansiedade e o alcoolismo
O uso limitado de bebidas alcoólicas é normal, seja numa noite ou um copo à refeição, quando quero socializar com algum grupo, etc.
O que já não é normal é fazer se uso dele para aliviar a ansiedade.
O resultado mais frequente, é que estamos abrindo um buraco para tapar outro, ou seja pode ser a solução do momento mas a médio prazo com certeza que não é. Por isso quando virem alguém a fazer isso para esse fim não achem estranho, é comum.
Porque?
O álcool é como uma droga, ele tem um efeito sedativo e consegue afetar o sistema nervoso, na verdade em tempos antigos ele até era usado para tratar a euforia e para aliviar estados como a ansiedade e depressão. Rápido se veio a verificar que a sua dependência e malefícios para o coração, fígado e cérebro eram demasiado altos. O maior problema é que o corpo ganha tolerância ao álcool, e a dose que hoje basta amanha de certamente não chega, e tem que se aumentar a "dose".
Teorias de uso
1 - A teoria que ao ingerir álcool vai cria um efeito de redução de tensão, com isso os indevidos se automedicam para reduzir o stress ou a ansiedade.
2 - Alguns investigadores propuseram que pode haver uma ligação genética que influencia o nível de uma pessoa à ansiedade e ao consumo de álcool. Estas teorias biológicas sugerem que o mecanismo do cérebro é responsável por sintomas de ansiedade e comportamento de beber. Ou seja o cérebro é que "ordena" o álcool.
3 - Outros pesquisadores têm proposto que devido aos seus efeitos sobre o sistema nervoso central, e com o alívio em níveis muito elevados de ansiedade é normal esperar o aumento do consumo de álcool nas pessoas, é fácil de obter e não é preciso ir a uma consulta.
Transtornos de ansiedade e alcoolismo
Não vamos confundir uma coisa com a outra, são distúrbios diferentes, quem sofre de ansiedade e usa o álcool para aliviar os seus sintomas não é um alcoólico, apesar de haver uma grande probabilidade mais tarde o ser, já que o álcool causa dependência, ou seja, quem o usa para aliviar os sintomas serve como se fosse uma muleta.
Abuso de álcool pode aumentar os sintomas de ansiedade e de pânico
Este é o outro lado da moeda, o que começa como uma maneira de lidar com a ansiedade, pode rapidamente ter o efeito oposto de angústia crescente. A abstinência do álcool é onde se encontra o problema, isso é muitas vezes chamado de "ressaca." E ai os sintomas de abstinência de álcool podem incluir:
• Ansiedade
• Ataques de Pânico
• Náusea
• Vómitos
Elevação da pressão arterial e frequência cardíaca
• Agitação
• Aumento da temperatura corporal
Estes sintomas tendem a criar um ciclo de ansiedade e aumento da sua ingestão.
Conselho - Não usem o álcool para resolver problemas, pois estarão criando outro.