top of page

Diferenças entre Psicólogos Clínicos e os Psiquiatras ??


Embora em 2015 isto pareça claro, infelizmente não é a realidade em nosso país. Sempre sou surpreendida por algum paciente perguntando as diferenças e se posso receitar remédios alopáticos.

Então resolvi escrever este artigo para esclarecer...

Ambos são profissionais de saúde mental, a principal diferença é que os psiquiatras são formados em Medicina e trabalham os sintomas via medicamentos, e outras técnicas, caso tenham formação específica para isto, após a faculdade de medicina. Os psicólogos, são formados em Psicologia, não tem autorização para prescrever remédios alopáticos tradicionais, utilizando outros métodos terapêuticos para levar o paciente ao reequilíbrio mental e emocional (não invasivos) e trabalham as causas (raízes mais profundas dos sintomas). Conheça as diferenças.

Quanto à Formação:

Psicólogo - Os psicólogos, apesar de não serem médicos, também são especialistas em Saúde Mental (os que escolhem esta área entre outras e se especializam), tem uma licenciatura, mas na faculdade de psicologia, que é uma ciências comprovada, assim como a medicina. Têm formação bastante ampla em várias matérias incluindo na anatomia humana, fisiologia, neurofisiologia, neurociências, sociologia, antropologia, avaliações de pesquisa e de personalidade psicológicas e muito mais, ou seja, no geral estudam o comportamentos, processo mentais e emocionais.

Psiquiatra - Os psiquiatras são médicos que completaram faculdade de medicina e fizeram a sua especialização em psiquiatria. Eles são os únicos especialistas em saúde mental licenciados para prescrever medicamentos e fazer exames físicos complementares.

Tipo de trabalho:

Psiquiatra - A formação académica dos psiquiatras qualificados para praticar terapias, como as electro-convulsivas e tratamentos com medicamentos psicotrópicos.

Psicólogo - Os psicólogos trabalham em cerca de quarenta abordagens (técnicas) diferentes, por exemplo, em psicoterapia, psicanálise, hipnose, psicologia analítica, terapia cognitiva-comportamental, entre outras. Eles podem ser desde pesquisadores até diagnosticar condições mentais, no final o principal objetivo é promover a saúde mental.

Método de tratamento:

Psiquiatra - Trata uma grande variedade de pacientes, desde crianças, adolescentes e adultos com distúrbios de comportamento, em casos graves de doença mental a prescrição de medicamentos é o principal método, embora a terapia ou terapias médicas invasivas sejam também possíveis de realizar.

Psicólogo - Trata sofrimento emocional e mental de pacientes, desde crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias, através de intervenção comportamental e psicoemocional, através da consciência (mente + emoção). Fornecem aconselhamento, são autorizados a realizar exames psicológicos e de avaliação. Corrigindo com isso problemas comportamentais e ajudam os pacientes a maximizar suas experiências de vida, corrigindo com isso as causas dos sofrimentos, sua maneira de pensar e perceber a vida.

Agora que você já sabe a diferença, procure o profissional mais adequado para você. Mas em nenhuma hipótese, escolha o sofrimento...

Se precisar de nosso trabalho estamos prontos para te ajudar...

Contato (11) 2849.5329 - 2651.6378 - 99836.1046 vivo - 95367.5360 tim

Atendimentos por Skype (à distância) e/ou Presenciais com hora marcada

Muita paz ! Namastê !

Artigos Recentes
Arquivo
Procure por assunto:
Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square

© 2013 - All rights reserved.

 

bottom of page