top of page

PAIXÃO PELA MÚSICA NÃO É MAGIA É CIÊNCIA


O que é Música ?

Para ser música, essa combinação de sons e silêncio além de organizada, precisa ter elementos como melodia, harmonia e ritmo. O primeiro consiste na linha principal do som, que pode inclusive ser cantada. O segundo é a combinação de sons emitidos dentro de estrutura em combinação com a estrutura da linha principal. O terceiro é a organização das outras duas dentro de um espaço de tempo.

A música é uma paixão da humanidade e há um motivo que explica isso. Podemos chamar de magia para tornar o assunto mais agradável, mas na verdade é pura ciência.

Os estímulos dos sons gerados pela melodia chegam ao cérebro e provocam a liberação de uma substância, a dopamina. Esta age no organismo desempenhando uma série de funções. Entre elas se destacam a sensação de prazer. A ciência também nos explica que o ser humano age sob dois estímulos distintos, embora ambos levem ao mesmo objetivo, sentir prazer. No primeiro, ele busca se satisfazer prazer diretamente. No segundo, foge da dor para senti-lo, igualmente.

Neste ponto, a música age como um catalizador deste prazer. Para atingi-lo, basta ligar o som e ouvir seu estilo preferido. Já ao escutar os primeiros acordes, ocorre a liberação da dopamina e a sensação de bem estar se instala. A situação chega a ser tão gritante, que dependendo da situação, algumas pessoas colocam determinada canção para tocar no modo de repetição. Eu mesma já usei e ainda lanço mão deste artifício. A dopamina é um neurotransmissor produzido pelo próprio organismo. Junto com a serotonina são responsáveis pela sensação de bem estar e felicidade no organismo. Daí, acredito que a música seja um dos meios mais eficazes para fazer o indivíduo estar em equilíbrio de forma natural.

A Música estimula as emoções ?

A música estimula suas emoções. Como prova desta afirmativa, experimente tampar os ouvidos ou tirar o volume da televisão quando for assistir a um programa qualquer. Todas as cenas lhe parecerão absurdas, pelo simples fato de que sem ouvir os sons produzidos pelas personagens, não há interação.

Ouvir é talvez a principal ferramenta da comunicação. Ou seja, é ouvindo que se percebe o mundo ao redor. Até mesmo o seu universo interno é percebido a partir da audição das próprias ideias e sentimentos. Quando o assunto é o cinema, ao analisar um filme, você vai sentir que em determinados momentos, sem uma música, a história não te comunicará, nada. É ela quem vai estimular determinadas emoções. Sentar de frente da telona e ver um filme de terror não traz a menor insegurança, caso ele não tenha uma trilha sonora. Isso, porque a música leva nossa memória a processar uma determinada emoção para cada estímulo sonoro. Por isso, as pessoas costumam dizer que suas vidas possuem uma trilha sonora. São músicas que elas reúnem durante sua trajetória e que lhes remetem a momentos agradáveis, terríveis, romances e decepções. Aliás, as decepções têm sido uma ótima fonte de renda para os produtores e artistas que exploram estilos que cantam a dor de cotovelo. Assim como aqueles que exaltam a alegria possuem lugar garantido nas seleções da vida de muitas pessoas. Um ponto precisa ser destacado. Seja qual for seu humor e sua relação consigo mesmo, há sempre uma trilha sonora que acompanha sua jornada na terra.

A Programação Neurolinguística tem uma explicação interessante sobre o efeito da música na vida das pessoas. Cada indivíduo possui uma forma mais expressiva de perceber o mundo. Uns são visuais, que conseguem se perceber melhor através da visão. Outros, sinestésicos, aqueles que só conseguem perceber se tocarem e sentirem o cheiro. E há também os auditivos, os que compreendem melhor o mundo a partir da audição. Entretanto, todas as pessoas possuem essas três formas de contato com o exterior. O que ocorre é que sempre uma é mais ostensiva, mesmo o indivíduo possuindo as outras também. Ao ouvir os sons, nossa mente os registra e começa a gerar a memória auditiva. A questão é que quando se ouve, em determinadas situações emoções são geradas e neste ponto a música funciona muito bem. Por isso, uma pessoa bem humorada tende a ouvir canções que levam a sensações de alegria e leveza. Já uma deprimida tende a escutar mais as que estimulam sentimentos como a tristeza ou baixo astral e assim por diante.

Tenho por hábito exaltar o bom humor, mesmo tendo meus momentos de baixa. São coisas da vida. Porém, já percebi que a música pode ser minha mais forte aliada para me manter de bem com a vida.

Quando percebi que dos meus sentidos, a audição é a que mais meche com meus sentimentos, providenciei minha trilha sonora da alegria. Os estímulos que o mundo tem nos oferecido tem o poder de deprimir o ser humano. Por isso, procuro gerar bom humor e energia positiva ouvindo uma seleção alto astral. Nela, ponho algumas canções cujas mensagens e ritmos me levem a sentir vontade de pular e cantar feito uma cantora de axé e pronto. Passo o meu dia com mais energia e astral nas alturas. Ela não é capaz de mudar o mundo, mas tem a competência de oferecer meios para que a vida se torne menos dura e eu tenha disposição e inteligência para superar os obstáculos. Experimente e você pode se surpreender.

Música torna a vida mais fácil de viver

Estudos mostram como o corpo reage ao ouvir música. (Foto: internet/reprodução)

É cientificamente comprovado que ouvir música leva o cérebro a produzir um dos neurotransmissores do prazer. Graças a isso, é possível compreender porque o povo brasileiro é tão alegre.

Essa população é totalmente musical. Não importa o ritmo, em qualquer lugar que se esteja, ela é amplamente cultuada e executada pelas pessoas. Fica aqui uma boa sugestão de pesquisa para uma melhor compreensão do modo de viver do brasileiro.

Em cada pedacinho deste país continente que se chegue há sempre uma banda musical e uma forma própria de produzir e executar música. Da mesma forma, em cada região há determinado tipo de miséria a ser superada, convivendo lado a lado com a abundância que Deus ofereceu a esta terra.

Por isso, quanto mais me embrenho nas particularidades de cada região brasileira, mais me apaixono pela música e seu efeito na vida das pessoas. Sem ela e sua magia, seria praticamente impossível superar todos os desafios que o universo impõe para os seres humanos deste país.

Até o próximo!


Artigos Recentes
Arquivo
Procure por assunto:
Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square

© 2013 - All rights reserved.

 

bottom of page