top of page

Conheça seus Chakras....5º Laríngeo - em sânscrito Vishuda (o purificador)


Sua cor (vibração) é azul-claro, prateado e o azul esverdeado. O quinto chakra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Visuddha significa ‘grande pureza’ e chakra ‘roda’, ‘centro’. Também conhecido como Centro Laríngeo. Ele está relacionado ao nível criativo caracterizando-se pela criatividade em todos os sentidos (artístico, intelectual ou moral), pelo desenvolvimento do conhecimento intuitivo e espiritual, e por isso é chamado de Portal da Grande Libertação. Está ligado também à verbalização dos sentimentos, emoções e sensações. Se localiza na região da garganta e corresponde à glândula tireóide e ao plexo nervoso laríngeo.

Este Chakra cria a facilidade na expressão dos próprios sentimentos e emoções. Possibilita a expressão do conhecimento com clareza, emoção e magnetismo, conseguindo chegar ao outro com facilidade. Os aspectos deste centro estão vinculados à introspecção e ao desenvolvimento reflexivo de uma auto imagem perceptiva, alerta. Neste nível, o indivíduo começa a discernir seus próprios limites e a expressá-los, aproximando-se do Despertar Espiritual. No equilíbrio, permite ouvir o inconsciente pessoal de modo que se possa compreender de onde estão vindo os impulsos, desenvolve-se a fé, a autoridade pessoal e a capacidade de tomar decisões..

Sua localização está no ângulo formado pelo encontro dos ossos da clavícula. Situado entre a cavidade do pescoço e a laringe. Nasce na altura da vértebra cervical e abre-se para frente, Região da garganta, da nuca e do queixo, ombros, vértebras servicais, ouvidos, órgãos da formação da voz, cordas vocais, traquéia, pescoço, nariz, orelhas, brônquios, região pulmonar superior e esôfago. Sua faixa de ação está das axilas até os ouvidos. Palavra-chave: Comunicação e o sentido é a Audição.

A hipoenergização, cria a dificuldade em expressar seus próprios sentimentos e emoções, onde o indivíduo reprime sentimentos e agüenta em silêncio situações indesejáveis, apresentando conflitos de auto imagem e outras dificuldades de expressão. No contrário, a pessoa tenderá a falar demais ou ficará fortemente introspectivo.

Estando o Visuddha corretamente energizado, fará da relação amorosa um bálsamo renovador para o ser amado, além de enriquecer os estados anteriores enchendo-os de emoção e criatividade.

O encouraçamento da estrutural oral pode manifestar alterações anatômicas e funcionais da boca e todas as patologias odontológicas. Certos distúrbios da função sexual podem também se manifestar (frigidez, impotência, ninfomania). Na região cervical, pode envolver espasmos na garganta, alterações da voz, torcicolos, engasgos, vômitos, tosse e pigarro, podendo gerar faringites, laringites, amigdalites, acne, cervicalgias, e disfunções tireodianas.

Rege a glândula endócrina: Tiróide que tem papel decisivo no desenvolvimento do esqueleto e dos órgãos internos, equilibra o crescimento físico e mental, regulariza o metabolismo hormonal (tiroxina). Hormônios correspondentes: Tiroxina (Tri-iodo-tiroxina).

Desequilíbrios: No corpo/nível físico relaciona-se com o hiper ou hipotiroidismo (glândula tireóide super ou sub ativa), gagueira, laringite, otite, afonia, rouquidão, frustração, medo ou inabilidade de se expressa. No nível emocional quando em atividade densa, fala da inibição emocional, vertigens, baixa expressão da criatividade, preconceitos e agressividade verbal.

Sua atuação está relacionada aos tratamentos da garganta, tireóide, voz, coluna, nuca, boca, dentes, face, ouvidos no corpo/nível físico. No corpo/nível emocional relaciona-se a auto-expressão, criatividade, inibição, repressão, genialidade e problemas de comunicação (dificuldade em dar e receber).

Elemento: Éter

Aspecto consciencial: O quinto Chakra constitui uma importante ligação dos chakras inferiores com os centros da cabeça. Serve como ponte entre nossos pensamentos e sentimentos, entre nossos impulsos e reações, transmitindo ao mesmo tempo o conteúdo de todos os chakras ao Mundo exterior. Através do Chakra da garganta expressamos tudo o que vive em nosso interior, o nosso riso e o choro, nossos sentimentos de amor e de alegria bem como o medo e a raiva, nossas intenções e desejos, nossas idéias, compreensões e percepções dos mundos interiores. É o centro da comunicação e da audição incluindo a clareaudiência, da receptividade e da criatividade, do acesso ao padrão etérico.

Através dele desenvolvemos também a capacidade de auto-reflexão. Este chakra está relacionado ao funcionamento do sentido da audição onde abrimos nossos ouvidos e escutamos as vozes audíveis e ocultas da criação. Também nos damos conta de nossa voz interior, entramos em contato com a mente e recebemos a inspiração. Desenvolvemos uma inabalável confiança na orientação pessoal mais elevada, nos tornamos conscientes de nossa verdadeira tarefa na vida. Reconhecemos que nossos mundos interiores, bem como os mundos de matéria mais sutis da vida são tão reais quanto o mundo exterior, e tornamo-nos capazes de captar e transmitir informações dos setores da matéria mais sutil e das dimensões mais elevadas da realidade Talvez o mais complexo, visto que toda possibilidade de mudança, transformação e cura está ali concentrada incluindo a capacidade de resolver conflitos do passado por meio da liberação Kármica.

No campo mediúnico é considerado de Alta frequência, exerce papel significativo nos fluidos anímicos quando direcionados ao campo espiritual. No campo mediúnico tem influência tanto nos fenômenos de psicofonia e indução, como também na exteriorização de ecoplasma, No campo magnético responde pelas "insuflações" (sopros magnéticos).

Elementos vibracionais equilibradores:

Vogal: O Chakra da garganta é animado pela vogal “E”. Ela une o coração e a mente. Esse som permite a expressão desse chakra. Nota musical: Sol.

Cromoterapia: mentalizar Azul claro e turquesa elétrico. Propicia calma e amplidão. Predispõe a inspiração espiritual.

Cristais/Pedras: As do espectro azul claro, Água Marinha, Quartzo azul, Blue Lace, Olho de Falcão.

Aromaterapia: Hortelã-pimenta (Mentha piperita), Eucalipto (Eucaliptus globulus), Mirra (Commiphora myrrha), Cânfora, Erva doce (Foeniculum vulgare dulce), Limão (Citrus limonum), Camomila alemã (Matricaria recutita), Camomila romana (Anthemis nobilis), Yarrow (Achillea millefolium), Sândalo (Santalum album).

Chás: Angelica, puejo, aniz estrelado.

Contato com a natureza: Observar o Céu azul sem nuvens, o reflexo do céu nas águas, leve bater de ondas e águas límpidas. Força positiva: Comunicadora transmissora. A expressão do meu ser é o meu amor tornado visível.

  • Para Fortalecer a Energia desse Chakra: Cante, dance, escreva, fale - se expresse e coloque as emoções para fora. Esse chakra se limpa com a expressão aberta e pura da verdade. Se fortalece quando a pessoa defende seus ideais e apóia outras pessoas, ideologias ou grupos - mas principalmente quando fala com franqueza.

Musicoterapia e Meditação Mantra para o Harmonizar o 5º Chakra - Visuddha

Frequência 741 Hz

Artigos Recentes
Arquivo
Procure por assunto:
Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square

© 2013 - All rights reserved.

 

bottom of page