top of page

Conheça mais sobre seus Chakras...4º Cardíaco - em sânscrito Anahata (o inviolável)


Situa-se na direção do coração. Sua cor é o Verde e/ou Rosa. O Verde traz a vibração da Cura e Saúde em todos níveis, Harmonia, Simpatia e Equilíbrio; a cor Verde Clara na aura significa capacidade de cura; e o a cor Rosa Clara representa a vibração de amor incondicional. Uma aura dourada impregnada de rosa, demonstra uma pessoa que vive no amor puro e dedicado ao Divino.

Anahata significa o Som Místico e este Chakra é assim chamado porque se diz que a concentração neste centro permite escutar o som primordial que surge sem o choque de dois objetos. É também denominado Chakra Cardíaco e está relacionado ao nível afetivo, caracterizando-se pelas noções de relacionamento e simpatia.

Relaciona-se principalmente com a glãndula timo e ao plexo nervoso cardíaco e pulmonar. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Na tradição católica, este chakra é simbolizado pelo coração luminoso de Cristo. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

Está também relacionado relacionado ao amor, ao carinho e à estima por si mesmo e pelo outro. Quando aberto, você parece ficar compassivo e amigável, sempre trabalhando em relacionamentos amigáveis. Se pouco ativo: você tende a ser frio e pouco amigável. Se hiperativo: você tende a ser “amoroso” demais, ao ponto de sufocar as pessoas, podendo até ser visto como egoísta por isso.

Sua localização é entre os mamilos, na região toráxica, na altura do coração, no meio do peito. Abre-se para fora. A faixa de ação vai do alto do estômago até as axilas e sua função é a de controlar as emoções e afetividade. Significando os sentimentos mais nobres do Ser, ligado aos chakras superiores. Na verdade ele faz a ponte entre os chakras da terra (os 3 inferiores) e os do céu (os 3 superiores).

Rege o Sistema Circulatório (coração, vasos, artérias), Sistema Nervoso Parassimpático (nervo vago), e com nosso Sistema Imunológioco. Está profundamente ligado aos nossos sentimentos e ao timo, de onde recebe influências emocionais diretamente, relacionando-se como ondas de rádio com os demais chakras e o restante do corpo.

Desequilíbrios: Pressão sanguínea alta ou baixa, sintomas cardíacos, raiva, desânimo, medo do amor.

Rege a glândula correspondente; Timo. Hormônios: cientificamente não esclarecido, pesquisas em andamento.

Aspectro consciencial: Rege a capacidade da pessoa de amar a si mesmo e aos outros de dar e receber. O rosa é a cor predominante das flores usadas em essências, encontramos aqui a capacidade de compreender e compartilhar as coisas, de nos sintonizarmos e de vibrar em conjunto. Também nos damos conta da beleza da natureza - aqui imagens, palavras e sons são transformados em sentimentos. Mágoas profundas podem causar bloqueios na aura, chamadas de cicatrizes do coração, e quando vem a tona despertam as dores mais profundas; mas também liberam o coração, curando-o desenvolvendo a sensibilidade e possibilitando um novo crescimento. Trabalha também a liberação de trauma emocionalmente reprimido, consciência da alma/coração, expressão do amor em ações, autoestima, auto-valorização, afetividade, mágoas e carências. Além disso, transformar o amor em amor incondicional, compaixão, compartilhar, participar com todo coração, abnegação, altruísmo e cura. Acesso ao corpo emocional, nível mental superior.

No campo mediúnico atua na assimilação dos campos emocionais do comunicante e no campo magnético é uma usina de fluidos sutis e preenche os fluidos espirituais de "cola psíquica".

Nos processos de cura atenua as vibrações dos fluidos mais densos (materiais), agindo como um "condensador" de energias etéricas e espirituais (AMOR INCONDICIONAL).

No nível espiritual, auxilia na "Expansão da Chama Trina" (vibrações dourada, rosa e azul), provocando um sistema de proteção para os corpos sutis, quando estamos sintonizados com emoções elevadas e puras, o que também eleva nossa vibração geral (frequência de energia).

No caso da hipoenergização do Chakra, a pessoa tende a vivenciar sentimentos de angústia e desespero ao mobilizar a região do peito, apresentando ódio, ciúme, amargura, dificuldade de perdoar e um grande medo de “seguir o coração”.

Em hipereregização, a atitude se torna inflada, muitas vezes acompanhada pela perda dos aspectos mais suaves da personalidade, tais como os sentimentos. A pessoa acredita ser auto suficiente mas possue uma séria dificuldade de chorar, aceitar ajuda, manifestar seu próprios e verdadeiros sentimentos. Na maioria das vezes, o excesso de energia nessa região se dá em detrimento de outros centros como o Manipura, o Swadhisthana e o Muladhara Chakra.

A energização inadequada deste Chakra resulta em distúrbios da mobilidade da caixa torácica, o que influencia na respiração e pode levar a uma diminuição da capacidade respiratória ou a uma alteração de freqüência respiratória, onde encontramos a bronquite asmática, tuberculose e pneumonia, além de distúrbios cardíacos. Pode também gerar limitação nos movimentos dos ombros, na mobilidade dos braços e mãos, incluindo artrites, artroses e tendinites. Quanto às mamas, podemos somatizar mastites, displasias e tumores

Chakra do coração está relacionado com a vogal “A”. Ela simboliza a percepção imediata do coração e representa a expressão máxima da plenitude da voz humana. Está envolvida com a aceitação sem preconceitos de todas as manifestações de afeto das quais surge o amor.

Elemento: Ar

Elementos vibracionais equilibradores:

Cromoterapia: Verde, harmonia e compaixão. Nos tornamos reconciliadores, traz simpatia e transmite sensação de paz, regenera o corpo a mente e a alma. Rosa: desperta sentimentos de amor e carinho. Proporciona uma felicidade infantil, estimula a atividade criativa. Cristais/Pedras: As dos espectros Verde e Rosa. Verdes: quartzo verde, amazonita, crisopázio, Rosa: mangano (calcita rosa), rodocrasita, rodonita (1ª e 2ª frequencias).

Aromaterapia: Óleos essenciais de Rosa (Rosa damascena, Rosa centifolia), Melissa (Melissa officinalis), Manjerona (Origanum marjorana), Palmarosa (Cymbopogon martini).

Contato com a natureza: Natureza intocada, Flores, Céu rosado. Força positiva: Abridora e ligadora

  • Para Fortalecer a Energia desse Chakra: O chakra cardíaco é o centro das emoções, está relacionado ao amor, ao carinho e à estima. . Fortalecer esse chakra requer disposição para vivenciar as emoções da vida e seus extremos: amor e perda, dor e alegria.

Visualize uma luz verde ou rosa brilhando no centro do peito e permita que ela se expanda devagar. Esse exercício talvez ajude a despertar o chakra cardíaco e acalme o sentimento de dor. Escrever um diário ou falar sobre os problemas com um amigo pode ajudar no processo.

Musicoterapia e Meditação- Equilíbrio e bem estar

Artigos Recentes
Arquivo
Procure por assunto:
Acompanhe-nos
  • Facebook Basic Square

© 2013 - All rights reserved.

 

bottom of page